Conheça a SBFC-SC
Imprensa

 

 

 
Home / Notícias / Conselhos de Farmácia da região do Sul se unem para normatização sobre testes rápidos

   
Links

Notícias

03|04|2014


Conselhos de Farmácia da região do Sul se unem para normatização sobre testes rápidos

Nesta terça-feira (1/04), o CRF-SC e o CRF-PR participaram da VII Sessão Plenária Ordinária do CRF-RS, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, aberta pelo presidente do Conselho no RS, Roberto Canquerini. Representando o CRF-SC, estiveram presentes a presidente Hortência Tierling, o diretor Paulo Araújo, a conselheira Maria Elizabeth Menezes e a farmacêutica convidada pelo CRF-SC, Cristine Ferreira. O evento destacou como pauta principal o setor de análises clínicas, com diversos assuntos: panorama dos laboratórios de análises clínicas, deliberação sobre os testes rápidos; exigência de carga horária mínima de assistência farmacêutica para laboratórios de análises clínicas e postos de coleta; e a Frente de Defesa das Análises Clínicas.

Na semana passada, no dia 28/03, a Comissão assessora de Análises Clínicas do CRF-SC já havia se reunido com lideres do SindFar/SC, Sindlab/SC, SBAC/SC e profissionais da área da saúde com o objetivo de chegar a um consenso e a um posicionamento de Santa Catarina em relação à questão dos testes rápidos, utilizados para o diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites, e outros agravos. Há controvérsias quanto à responsabilidade e competências no ato de realizar o teste, interpretá-lo e de emitir o laudo. No momento atual, outros profissionais de saúde, além de bioquímicos, médicos patologistas e biomédicos estão sendo treinados para realizar os testes rápidos. A necessidade de uma normatização sobre o assunto foi um consenso entre os participantes da reunião.

Durante a plenária em Porto Alegre, após a troca de diversas opiniões e constatações, ficou decidido que os três CRF´s da região Sul, por meio das Comissões assessoras de Análises Clínicas, vão participar de encaminhamentos junto ao Conselho Federal de Farmácia sobre a necessidade de normatização para que seja cumprida a legislação sanitária vigente em relação aos testes rápidos, já tratada pela RDC 302/2005 da Anvisa.

Confira outros assuntos abordados na matéria do CRF-RS sobre a plenária.

Na página do Facebook do CRF-RS, podem ser acessadas todas as fotos do evento.

Escrito por Daniela Nakamura


  Untitled Document
 
     
Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária de Santa Catarina · SBFC-SC
Home | Conheça a SBFCSC | Filie-se | Cursos | Imprensa | Notícias | Contato